sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vacinação de Gestantes, Idosos e Crianças...

                  Vacinação de Gestantes, Idosos e Crianças...


                                         
As crianças com idade de seis meses a menos de dois anos, idosos e gestantes ainda estão com baixos índices de procura pelas doses de vacina contra a gripe em Maringá. A informação é da secretaria de Saúde, que orienta principalmente essas pessoas a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a sala de vacina até esta sexta-feira (25), quando termina a campanha de vacinação contra a doença.
                         

De acordo com a secretaria, até terça-feira (22) 70% do público-alvo estava vacinado, com médias ainda consideradas baixas entre idosos, crianças e gestantes. "Os profissionais de saúde já superaram a meta da campanha, porém os demais públicos ainda mantêm uma porcentagem baixa", afirma o secretário Antônio Carlos Nardi.
A média mais baixa é das gestantes, com apenas 52,11% do total imunizado até a terça. Entre as crianças, o índice estava em 59,14% das pouco mais de 6,6 mil que devem ser vacinadas. Já para os idosos, a média estava em 68,45% até a terça – todos os índices registrados estão abaixo da meta mínima de 80% do público-alvo, definida pelo Ministério da Saúde. Em Maringá, são 57.757 pessoas que devem receber a imunização.
Nardi afirma que a campanha foi iniciada em Maringá três dias antes da ação nacional, e com um plantão exclusivo durante todo o sábado (5), Dia D vacinação, já deveria ter alcançado a meta de 80%. "Foram 16 dias de vacinação e pouco mais da metade da meta atingida, restando muitas pessoas para serem vacinadas em apenas três dias", explica.
"É importante as pessoas procurarem um posto de atendimento para tomar a vacina nesta reta final da campanha. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre 2 a 3 semanas, após a vacinação", alerta.
A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A dose é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, inclusive o da influenza A (H1N1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário